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Modelos de Papel

Modelagem 3D

Inicialmente é feito uma pesquisa para levantamento de dados do modelo a ser criado: fotos, desenhos, ilustrações, descrições, vídeos, etc... , de posse desse material e definida a escala, escolhe-se um desenho em 3 vistas que melhor representa o modelo e dá-se início ao processo de modelagem 3D, feito numa versão gratuita do software "ProgeCAD LT 2006" e totalmente baseado em superfícies poligonais tipo "mesh" e "3Dface", por serem muito fáceis de criar, editar e planificar. Eventualmente utilizamos o software "Metasequoia" para: complementar a modelagem 3D e para aplicar textura bitmap nas superfícies do modelo a ser enviado ao "Pepakura", software de planificação de faces tridimensionais com textura aplicada.

Os detalhes complementares são baseados em fotografias encontradas na internet, principalmente em sites que possuem "walkaround" do modelo escolhido. Quando não existe material suficiente para a modelagem, é feito contato com algum representante ou instituição que possa fornecer os desenhos necessários para elaborar o 3D. Nesta fase do processo é sempre levado em consideração que o modelo 3D em "CAD" será um modelo de papel, dessa forma, aspectos como dobras, abas, escalas, detalhes curvos, etc, são sempre muito importantes.

Concluído todos os detalhes do modelo CAD, faz-se, logo em seguida a aplicacão de textura bitmap nas superfícies do modelo e exporta-se no formato "o2c", um tipo de arquivo 3D com textura aplicada e tamanho muito pequeno, passível de ser disponibilizado na internet. Este arquivo também serve para análise do modelo final renderizado e para possíveis melhorias a serem implementadas, além de contribuir posteriormente para elaboração das instruções de montagem tridimensionais.
Técnicas
Contato
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contador Página atualizada em: 04 Janeiro 2009 / Camilo Costalogo nvuw3c